sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

HÉRNIA DE DISCO

As hérnias de disco são um problema comum (2 a 4%) na população em geral, mas afetam mais comumente pessoas na terceira década de vida, ou mais. Vários fatores, tais como sobrecarga de peso, fumo, genética e traumatismos repetidos, podem favorecer o aparecimento da doença.
O que é uma hérnia de disco?

Nossa coluna vertebral é formada por múltiplas vértebras, ossos individuais que se "empilham" uns sobre os outros. Entre uma vértebra e outra, há em geral um disco, formado por tecido fibroelástico resistente, que funciona como um "amortecedor", suavizando os impactos do dia-a-dia.

A hérnia de disco é causada por uma ruptura das fibras concêntricas do disco intervertebral . O disco suporta cargas corporais e une vértebra à vértebra. Com a ruptura, processa-se o deslocamento de seu núcleo até a extrusão do mesmo. Quando se instala a lesão do disco, desencadeia um processo inflamatório, ocasionando a dor. As causas das rupturas discais relacionam-se a traumatismos, a deformidades da coluna, rigidez corporal nos sedentários, obesidade, hipotonia e flacidez muscular. Os fatores psicológicos também contribuem para a instalação desses quadros, tais como depressão, estresse, etc.
Em qualquer região da coluna em que se desencadeie a ruptura do disco intervertebral e se produza a hérnia de disco, há uma agressão química ou mecânica nas raízes nervosas e esta se manifestará para a região de controle desse mesmo nervo. Isto ocasiona dores, contraturas e dificuldades de movimentos. Assim, conforme o local da hérnia, teremos uma manifestação específica. A dor é bem aguda e, às vezes, lancinante.
Na hérnia, antes da sua formação, ocorre o deslizamento do núcleo pulposo, gelatinoso ou cartilaginoso, conforme a pessoa e a idade, infiltrando-se entre as fissuras do disco e apertando o nervo raquidiano.
Vários fatores podem causar a desidratação e consequente degeneração do disco, que perde sua elasticidade. Sua cápsula, normalmente mais resistente, pode se romper ou afrouxar, permitindo que o seu conteúdo (mais "mole"), invada o interior da vértebra (o chamado "canal vertebral"), comprimindo assim as raízes dos nervos e causando dor.
Os fatores psicológicos também contribuem para a instalação desses quadros, tais como depressão, estresse, etc.
As hérnias discais cervicais incidem mais freqüentemente nas pessoas estressadas e tensas. Já a dorsal é mais rara, pois nesta área a coluna tem o suporte dos arcos costais (costelas). A hérnia lombar ocorre devido ao excesso de carga que a coluna suporta.

Como é a dor provocada pela hérnia de disco?

As hérnias de disco apresentam sintomas como dor, parestesia, paresia, que são déficit do movimento numa determinada região do corpo. Quanto à localização, as hérnias discais podem ser classificadas em cervicais, dorsais e lombares, correspondendo aos segmentos da coluna em que a hérnia se desenvolveu.
Depende da localização: nas hérnias cervicais o paciente pode apresentar dores que se irradiam do pescoço para os braços. As hérnias discais cervicais se manifestam com dores agudas e intensas no pescoço, na região da escápula (ombro), nuca, membros superiores, tórax.
No tórax a dor parece uma "cinta apertada no dorso", e na região lombar pode ocorrer a dor ciática.

CausasAs hérnias discais cervicais incidem mais freqüentemente nas pessoas estressadas e tensas. Já a dorsal é mais rara, pois nesta área a coluna tem o suporte dos arcos costais (costelas). A coluna, assim, encontra-se mais protegida nesta região.
A hérnia lombar ocorre devido ao excesso de carga que a coluna suporta associada à tensão emocional, seja pelos vícios de postura, pelos estresse da posição (a pior é a sentada), em pessoas com baixa flexibilidade corporal (rígidas) e em pessoas obesas com empobrecimento da musculatura abdominal.Conforme a lesão das fibras do disco intervertebral, as hérnias podem ser extrusas, que são aquelas em que há uma grande ruptura do anel fibroso do disco com extrusão (expulsão) do material gelatinoso do núcleo pulposo para o interior do canal raquidiano. Costumam ser muito dolorosas e chegam a causar paresias ou até paralisias.
As hérnias, em raros casos, chegam a causar paralisias. No entanto naqueles pacientes que possuem canal estreito, congênito ou adquirido, as hérnias se apresentam com sintomas mais vivos, com dores mais intensas e maior incapacidade de movimento.
O disco suporta cargas corporais e une vértebra à vértebra. Com a ruptura, processa-se o deslocamento de seu núcleo até a extrusão do mesmo. Quando se instala a lesão do disco, desencadeia um processo inflamatório, ocasionando a dor.

Sintomas
As hérnias de disco apresentam sintomas como dor, parestesia, paresia, que são déficit do movimento numa determinada região do corpo.

Prevenção
A prevenção da hérnia discal está relacionada à saúde corporal global. O paciente deve ser avaliado para verificar se há uma patologia da coluna (como por exemplo deformidades congênitas) ou extra-coluna (desníveis dos membros inferiores) que são patologias predisponentes ao desenvolvimento da hérnia.
A partir de uma coluna hígida, a prevenção está relacionada à realização de hábitos naturais salutares que possam ser estabelecidos pelo paciente, em completa compatibilidade com a vida agitada do mundo urbano atual. É necessário um sistema músculo-esquelético flexível e estável. A flexibilidade é alcançada com a prática de alongamentos diários e a estabilização músculo-esquelética se relaciona com a tonificação dos músculos do abdômen, dos glúteos (nádegas), da coxa anterior e dos eretores da espinha.
É necessário que a porção corporal central tenha boa tonificação e a posição periférica (cintura escapular e cintura pélvica) tenha boa flexibilidade. A este programa soma-se atividades aeróbicas que gerem uma aceleração cardíaca acima de 100 batimentos por minuto dentro de um tempo mínimo, conforme as condições cardio-vasculares de cada pessoa.
Os hábitos alimentares também são importantes. Uma alimentação saudável é aquela que seja aguada, colorida e viva. A mesma deve ter uma proporção energética na condição da necessidade diária relacionada com a função desempenhada por cada pessoa. Dentro dessas bases, deve ser rica em sais minerais, vitaminas, proteínas, conforme a idade do paciente. Estas indicações são complementadas com a estabilidade psicológica, passando pela prática do relax e pensamentos entusiásticos e positivos.
Para tanto, uma coluna perfeita necessita de hábitos de vida diário equilibrado e saudável, conduzidos de uma forma disciplinar e persistente.

TRATAMENTO

Técnicas como a QUIROPRAXIA e o SEI-TAI, detectam e corrigem manualmente anormalidades de alinhamento e movimento.

São técnicas de tratamento ósseo composta de manobras de ajuste que visam a desobstrução de nervos que ficam comprimidos ou pinçados pelo excesso de tensão muscular. Os nervos assim liberados, voltam a conduzir de modo normal os impulsos nervosos antes comprometidos, restaurando a saúde do organismo.

Toda vez que determinado músculo é tencionado continuamente as vértebras da região da coluna correspondente acumulam gases que comprimem os nervos, causam dor e limitam os movimentos.
Por meio de ajustamentos manuais, envolvendo suaves manipulações de articulações e tecidos macios, eles podem realinhar vértebras deslocadas, eliminar obstruções no fluxo nervoso, suscetíveis de causar muitos distúrbios.

O tratamento tem o objetivo de restabelecer a estabilidade da coluna vertebral comprometida com a ruptura da estrutura discal. Não basta sedar a dor, mas sim restabelecer o equilíbrio da unidade funcional.

2 comentários:

  1. contatei uma hernia de disco na L5 S1, que esta ocupando 60% do nervo raquiano, que causa dores nas perna esquerda quando sento, de pe nao doe e e nem deitado. apenas quando sento.. doe ate o calcanhar e a sola do meu pe fica formigando. gostaria de ouvir comentarios sobre. ou alguem que ja tenha tido o mesmo.. valeu. meu msn é montera_70@msn.com eu gostaria de saber mais sobre se-tai, e onde encontrar essa tecnica. grato.

    ResponderExcluir
  2. tenho dor na pontinha da escápula muito forte como agulhadas pontadas queima e arde ,tem uma mancha escura ás vezes fica edemasiada dor constante. remedio quimico vai resolver?

    ResponderExcluir